Páginas

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Directora Regional de Cultura do Alentejo visita Igreja de Santa Margarida da Serra e Capela da Penha


A convite do nosso Pároco, Pe. Manuel António do Rosário, esteve ontem dia 03 de Agosto entre nós a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Drª Ana Paula Amendoeira.

Acompanhou a visita o Sr. Presidente da Câmara Municipal, a Srª Vereadora da Cultura, a Srª Presidente da Junta de Freguesia, a Srª Presidente da Assembleia de Freguesia, e um membro da Comissão Fabriqueira. As explicações criteriosas e bem fundamentadas estiveram a cabo dos responsáveis do Atelier Arterestauro, que tem trabalhado nas diversas Igrejas do nosso Concelho. 

A visita começou pela Igreja de Santa Margarida da Serra, Igreja em processo de classificação e na qual a Paróquia iniciou, depois das devidas autorizações, uma intervenção de restauro da zona do Arco Triunfal e dos dois Altares Colaterais, que revelaram, de facto, a riqueza, diversidade e beleza singulares desta Igreja. Depois de retirados os altares e os retábulos foi possível perceber a traça original desta Igreja, datada dos inícios do século XVI. Os estudos prosseguem, bem como os trabalhos de restauro, pois, decerto, mais surpresas irão aparecer.

Todos os apoios são bem vindos para podermos continuar o projecto de recuperação desta autêntica jóia do nosso Concelho e do Litoral Alentejano.

A visita concluiu com uma breve passagem pela Capela da Penha, Igreja onde o processo de classificação também já foi iniciado.




Sem comentários:

Enviar um comentário